Olá princesas!
Há poucos dias vi no facebook um vídeo a satirizar as fashion bloggers e as youtubers, fartei-me de rir, mas ao mesmo tempo senti uma grande necessidade de dar a minha opinião sobre o assunto.
Hoje em dia está na moda ser blogger ou youtuber. Se o século XXI fosse marcado por alguma tendência, na minha opinião, uma delas seria ser blogger.
Desde há uns 2/3 anos este mercado tem crescido a uma velocidade alucinante e sem precedentes.
A ilusão de receber produtos de borla, puder ter fotografias bonitas e alguma popularidade online está no centro de tudo, infelizmente a realidade está muito longe disso.
Se não gostares realmente do que fazes, se não fores sincera contigo própria e com os teus seguidores, serás só mais uma no meio da multidão.
Vou dizer algo que não estás preparada para ouvir mas aqui vai... ter um blog dá trabalho, muito trabalho.
As pessoas não imaginam o trabalho de casa que tem que se ter e o tempo que se precisa para preparar um post. Saber qual o tema que se vai falar e pesquisar acerca dele nem sempre é fácil. Saber o que vestir para fotografar, saber onde fotografar, escolher as fotos, editá-las, enfim um lema de vida que se tem que aprender enquanto blogger.
O melhor de ser blogger são as parcerias? A questão que talvez mais se coloca, e a verdade é que não, não é a melhor parte. Sim é bom receber coisas de borla, quem não gosta? Mas o problema está no "peso" que tu tens sobre as costas em estar a representar uma marca sem contar com a responsabilidade em cumprir prazos com as mesmas, mas que muitas vezes tens de fazer uma ginástica na tua vida pessoal e profissional para conseguires arranjar tempo para tirares as fotos e etc.
Sem falar também nas marcas que nos contactam e que dizem que nos vão enviar algo e nós programamos a agenda do blog a contar com isso e depois a encomenda nunca te chega a casa, e da loja? Nunca mais ouves falar.
Parcerias é algo que tem que ser bem pensado. Nem sempre aquele casaco ou aquela mala tem haver contigo e tu aceitas só para receberes algo novo? Aí podes ter roupa nova mas a tua imagem fica "manchada" pois os teus seguidores sabem que aquela parceria nada tem haver com a tua personalidade.
Carisma, simpatia e boa vontade são aspectos essenciais a qualquer blogger. Podes ter um bom visual, post's diários, boas fotografias e roupas caras, mas se não tiveres uma boa personalidade ninguém vai voltar no dia a seguir.
Seres tu e não tentares imitar ninguém já é meio caminho andado para ser uma blogger bem sucedida. Ninguém merece entrar num blog e passado 5 minutos entrar noutro com as fotos, visual e nome basicamente igual ao anterior. Sim, podes ter referências, todas temos aquelas bloggers que admiramos e que seguimos o trabalho, mas isso não significa imitá-las!
Coloca num papel as tuas qualidades e trabalha a partir daí.
Quanto mais fashion bloggers e youtubers portuguesas houver melhor, mas cada uma com o seu estilo.
Os seguidores, o mais importante de tudo são eles.
Nada vale estares a construir o teu cantinho se não estiver ninguém do outro lado a ler.
Precisas realmente de ler os comentários e visitar outros blogs para aprenderes e ficares a conhecer outras pessoas. Já conheci pessoas fantásticas através deste mundo e é uma experiência realmente enriquecedora.
Não queiras logo ter muitos seguidores e muitos comentários, vai ganhando a simpatia de outros bloggers fazendo o que querias que fizessem contigo, de nada vale ires pedir seguidores e comentários se tu própria não os fazes.
Aprende a lidar com comentários maldosos e a colocá-los para detrás das costas, e aprende a lidar com criticas construtivas e colocá-las em acção.
Com isto tudo diverte-te mas principalmente nunca deixes que a tua personalidade fique esquecida. Marca a diferença!