quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Tumblr J'adore - máquinas fotográficas

Decidi criar uma nova rúbrica no blog para dinamizar as minhas outras redes sociais, neste caso o tumblr.
Esta rúbrica consiste em eu escolher um tema que predomina no meu tumblr e falar um pouco sobre o mesmo.
Espero que gostem e sejam bem vindos ao Tumblr J'adore 




























Fotografia hoje em dia é uma ideia quase tão banalizada como a palavra "amo-te". Nos tempos que correm qualquer pessoa é fotógrafa, basta criar uma página no facebook com o nome XXXX Photography ou ter um iPhone e criar conta no Instagram. 
As pessoas acham que por terem uma boa máquina são automaticamente considerados bons fotógrafos, sendo assim eu tenho um bisturi em casa e posso ser considerada boa cirurgiã? 
Agora todas as pessoas gostam de fotografia porque está na moda e é bonito.
Fotografia tem de ser uma paixão, e todas as paixões são partilhadas, neste caso com um dos instrumentos mais lindos à face da terra [a meu ver] que é a máquina fotográfica.
As duas coisas têm que se conjugar, não é o fotógrafo que faz a máquina nem a máquina que faz o fotógrafo.
De que vale ter uma boa máquina e não ter talento? Mas também de que vale ter talento e não ter uma boa máquina? 
Pessoalmente gostaria de tirar um pequeno curso de fotografia e aprofundar os conhecimentos [quase nulos] do que é uma boa fotografia. Para mim fotografia é uma ciência, e todas as ciências têm de ser estudadas.

Sei que um dia mais tarde irei ter dinheiro para comprar a minha tão desejada Canon EOS 600D, e vou continuar a sonhar com uma Polaroid ou com uma máquina que dê para fotografar debaixo de água.
E vocês? O que pensam deste assunto? Têm uma máquina preferida? Ou que gostariam de ter? Contem-me tudo!
Se alguém tiver interessado em saber um pouco mais sobre fotografia aconselho este site.

Para fazer fotografias duradouras, é necessário aprender a ver com o olhar da própria mente, porque o coração e mente são as verdadeiras lentes da câmera.” -Yousuf Karsh

"Se as tuas fotos não são suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto." - Robert Capa

A câmera deve ser usada para a gravação da vida, para revelar a substância e a essência da coisa em si, seja ela de aço polido ou de carne palpitante.” - Edward Weston

"Muitos fotógrafos pensam que se comprarem uma câmera melhor, serão capaz de fazer fotos melhores. Uma câmera melhor não vai fazer nada para você se não há nada em sua cabeça ou em seu coração." - Arnold Newman

*todas as fotos foram retiradas do tumblr dreamingandfly.tumblr.com/ por favor dê os devidos créditos*

beijinhos, Ana Castilho*

5 comentários:

  1. Tenho uma 600D e adoro-a! Foi decididamente a melhor compra que fiz e tenho posto em pratica todos os ensinamentos que tive na área! E agora que anda tudo na onda analógico eu não consigo largar a minha digital :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei o texto e concordo contigo em tudo o que disseste! As fotos são todas tão lindas tambem! <3
    beijinhos*

    www.be-your-own-hero-now.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Realmente tens toda a razão e subscrevo! Desde os ultimos 3 anos para cá que acho que a fotografia deixou de ser arte e virou uma moda, um acessorio.
    Estudei fotografia durante 3 anos, quando iniciei o meu curso em 2007 ninguém se lembraria nunca de ser fotografo! Desde então acho que foi crescendo! Ser fotografo é muito mais do que as pessoas estão à espera. Como um professor meu dizia: "até um chimpazé sabe clicar num botão" , clicar num botão está muito longe de se considerar um fotografo/a.
    Sem querer magoar ninguém, ser fotografo está muito longe da capacidade e talento de muitas pessoas. Afinal para ser médico é preciso estudar. Para ser advogado é preciso estudar, etc etc ... para ser fotografo é preciso estudar!
    Tenho imensa pena que o mercado esteja cada vez mais mal visto e sujo, por causa dessas páginas de tentativas de fotografos!
    A fotografia é linda, é uma das coisas mais fantásticas que podemos preservar e acho que toda gente devia de usa-la como fonte de criatidade, de imaginação e não suja-la como o fazem. É triste!

    Desculpa o testamento grande, mas foi um desabafo!

    LOVE,
    JS photography

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro fotografia, e acho que há fotos no tumblr simplesmente perfeitas! Adoro mesmo :)
    eheh, beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adorei a selecção de imagens. Guardei algumas para a minha coleção.

    Kisses,
    Em**


    http://simplicityischic.blogspot.pt/

    ResponderEliminar